Cuidados com a pele na gestação e no pós-parto
A gestação é uma fase muito importante na vida da mulher. Nesse período há muitas alterações hormonais e mudanças ocorrendo na nossa pele, corpo e mente. Falando um pouquinho da pele, temos que ter vários cuidados específicos.
Pele do rosto
Começando pelo rosto, o principal produto que devemos usar diariamente e disciplinadamente é o protetor solar. Nessa fase, pelas alterações hormonais ficamos mais predispostas a ter manchas e quem já tem pode piorar. Quando for tomar sol, além do protetor solar, sempre use um chapéu ou um boné para ajudar na proteção.
As alterações hormonais podem ocasionar o melasma, manchas escuras na pele que normalmente aparecem no rosto. A terapia a partir de produtos com ativos clareadores e despigmentantes é permitida durante a fase de amamentação, mas sempre seguindo orientação médica.
Pele do corpo
Com relação ao corpo, sempre utilizar produtos hidratantes, tanto sabonetes como loções. Pois, no decorrer da gestação vamos ganhando peso, a pele vai esticando e há uma possibilidade de aparecer estrias e celulite na pele do corpo.
Após a gestação, há alguns tratamentos que podem ajudar a amenizar as estrias como o uso de ácidos, microdermoabrasão (um tipo de peeling sem associação de ativos químicos), luz intensa pulsada e lasers fracionados.
A celulite pode ser combatida com melhores hábitos alimentares, atividades físicas e tratamentos dermatológicos. A drenagem linfática é bastante utilizada para a diminuição da retenção de líquidos acumulados durante a gestação.
Queda de cabelo
Ela pode ocorrer no pós parto, por conta dos hormônios. Se não for intensa, irá melhorar com a normalização dos hormônios, portanto, é um fenômeno passageiro. Caso ela seja mais intensa e incomode é possível tratar a queda com suplementos vitamínicos e shampoos fortificantes, sempre com acompanhamento médico.
Orientação importante: quando estiver grávida, nunca passe cremes ou loções que contenham medicamentos, principalmente ácidos, clareadores, ou mesmo loções e géis para espinhas sem indicação médica, você pode prejudicar o seu bebê.